Do horário e duração das partidas
- Aos sábados as partidas terão início às 16:00 e 17:30 horas, enquanto aos domingos terão início às 08:30 e 10:00 horas, conforme tabela previamente divulgada.
- Todas as partidas serão fiscalizadas por um delegado que será previamente escalado pela Comissão de Futebol para elas.
- A tolerância para o início das partidas será de 15 minutos e só poderá incidir na hipótese de algum time não ter os 8 atletas de linha para iniciar o jogo.
- Cada equipe deverá atuar com, no mínimo, 7 atletas, sendo 1 goleiro e 6 atletas de linha.
- Caso as equipes não estejam prontas em campo, após o tempo de 15 minutos de tolerância, poderá ser aplicado o W.O. pelo árbitro da partida após aviso às equipes.
- Em caso de W.O., o placar da partida será 4 x 0 para a equipe presente.
- Caso as duas equipes não possam atuar, o placar será 0 x 0 e NENHUM ponto será dado às equipes.
- As partidas terão dois tempos de 35 minutos com intervalo de 10 minutos para descanso.
- Todos os casos do regulamento serão avaliados pelo delegado da partida que terá plenos poderes de decisão. Caso ele necessite, poderá solicitar auxílio do Coordenador de Futebol ou de algum membro da Comissão de Futebol, se estiverem presentes.
Da classificação
- O campeonato será composto por 10 equipes, com 13 atletas em cada.
- Na fase de classificação as equipes serão divididas em dois grupos e cada equipe jogará 4 partidas, conforme a tabela do campeonato.
- Ao final da fase de classificação as 04 equipes mais bem classificadas de cada grupo avançam para as quartas de final, tendo as 02 equipes com melhor campanha de cada grupo a vantagem do empate, sendo o confronto das quartas de final entre:
• Jogo 1: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B;
• Jogo 2: 2º do Grupo A x 3º do Grupo B;
• Jogo 3: 3º do Grupo A x 2º do Grupo B e
• Jogo 4: 4º do Grupo A x 1º do Grupo B. - As semifinais serão disputadas em igualdade de condições entre:
•Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 e
•Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4 - A final será disputada entre os vencedores das semifinais em igualdade de condições.
- Em caso de empate nos jogos das semifinais e final, o jogo irá direto para a cobrança de pênaltis alternados (3 para cada equipe) e, em mantendo a igualdade após estes, segue em pênaltis alternados com atletas de linha que não cobraram a primeira sequência.
- Se, ao final da fase de classificação, houver empate na pontuação entre duas equipes, o critério de desempate será nesta ordem:
a. Vencedor do confronto direto entre as equipes, se houver;
b. Maior número de vitórias;
c. Melhor saldo de gols;
d. Maior número de gols a favor;
e. Menor número de cartões vermelhos;
f. Sorteio.
Das punições
- Punição com cartão azul, após receber o 2º cartão amarelo, exclui o atleta da partida, mas permite a substituição por outro atleta após 10 minutos. Atletas reincidentes nesta punição cumprirão um jogo de suspensão a partir da segunda ocorrência.
- Punição com cartão vermelho direto exclui o atleta da partida sem direto a substituição e com suspensão do jogo seguinte para o atleta.
- Se o jogo for remarcado, a punição pelo acúmulo de cartões permanece para a partida adiada.
- Ao final da fase classificatória os cartões serão zerados.
- Todos os atletas uniformizados deverão atuar em cada jogo por, no mínimo, 14 minutos, ficando esta fiscalização atribuída ao delegado da partida. Caso isto não ocorra, o delegado deverá relatar na súmula da partida e a equipe ficará sujeita à perda dos pontos, conforme avaliação da Comissão de Futebol.
- Os atletas que faltarem 2 jogos no campeonato ficarão, desde já, sujeitos à troca a critério do representante da equipe, enquanto aqueles que faltarem 3 jogos serão automaticamente substituídos por outro da lista de espera, respeitando as regras do capítulo de Substituição. Em ambos os casos, o substituído será incluído diretamente na lista de espera do campeonato seguinte, seja ele misto ou por idade.
- Na hipótese de erro de direito do árbitro poderá a Comissão de Futebol avaliar a sanção aplicada.
- Eventuais casos de violência física ou verbal durante as partidas, inclusive perpetrados por aqueles que não estão em campo, serão avaliados pela Comissão de Futebol, que poderá deliberar pela exclusão dos envolvidos do Campeonato, sem prejuízo das sanções previstas no Estatuto do Clube.
Do adiamento dos jogos
- Em caso de necessidade de adiamento de jogos por causa de chuva, má condição do campo ou qualquer outro problema previsível, a comunicação será dada até às 12:00 horas do dia do jogo. A comunicação será feita por telefonema ou mensagem de Whatsapp aos representantes das equipes envolvidas nos jogos, que deverão notificar seus atletas.
- Quando não for possível prever a necessidade de adiamento, por exemplo, a ocorrência de um temporal após às 12:00 horas, caberá à Comissão de Futebol decidir pela manutenção ou suspensão da partida a qualquer momento.
- Os jogos adiados serão obrigatoriamente remarcados para os domingos subsequentes. Caso a chuva persista, os jogos serão realizados na primeira data possível, desde que sábado ou domingo.
- A final será realizada no sábado e se precisar ser adiada, será realizada no sábado subsequente.
Da substituição dos atletas durante o campeonato:
- As substituições de atletas de linha serão avaliadas caso a caso pela Comissão de Futebol e dependerão das notas de avaliação dos atletas.
- Um atleta não poderá atuar em mais de uma equipe no campeonato.
- A substituição dos atletas só poderá ser feita por outro que esteja na lista de espera, desde que o substituto não esteja avaliado em 0,5 pontos a mais que o substituído.
- As inscrições para a lista de espera se encerrarão no dia 17.11.2023.
- Os sócios novos dependerão da presença prévia em, no mínimo, dois rachas para que seja validada a sua inscrição na lista de espera.
- A substituição de atletas só poderá ser feita até o término da Fase de Grupos.
Disposição Final:
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Futebol.
Comissão de Futebol – Setembro de 2023